- Rosto Redondo: o ideal é tirar a barba lateral, aquela que fica na região da bochecha, pois isso alonga o rosto.
- Rosto quadrado: recomenda-se desenhos arredondados para suavizar as linhas marcantes desse tipo de rosto;
- Rosto oval: é o rosto mais “proporcional” e aceita a maioria dos desenhos de barba;
- Carecas: se deixar a barba muito cheia acaba atraindo mais atenção para a careca, por isso o ideal é deixar a barba curta;
- Queixo duplo ou papada: o ideal é deixar a barba mais comprida para disfarçar essa região, assim o queixo vai parecer mais longo;
- Homens com sobrepeso, que tem o rosto mais gordo não devem usar barba com forma retangular na parte inferior, pois podem dar a aparência de “queixo duplo”.
Sobre o uso de cavanhaque, Inácio diz que o modelo com linhas retas é indicado principalmente para quem tem rosto redondo, porque alonga a linha da face e deve ser evitado por quem tem o queixo muito grande, com o risco de parecer maior ainda.
“Vejo que hoje em dia o bigode é adotado por dois tipos de pessoas: jovens muito despojados ou homens maduros que desejam passar um ar mais sério. O ideal é que pessoas com traços marcantes optem por esse visual. O bigode cai muito bem, por exemplo, em rostos de queixo quadrado, pois irá chamar atenção para o centro do rosto, ou homens que têm um espaço maior entre o lábio superior e a linha do nariz, pois ajuda a melhorar as proporções do rosto”
Sobre o desenho da barba e do cavanhaque, o profissional recomenda:
- Costeletas: devem ter uma distância aproximada de dois dedos contados a partir do lóbulo da orelha;
- Bochechas: recomenda-se que se respeite a linha natural de crescimento dos pelos. Porém, se o homem tiver o rosto muito redondo é aconselhável deixar a barba abaixo da linha da bochecha, caso contrário, o rosto acaba ficando ainda mais redondo;
- Pescoço: o homem deve retirar todo o pelo que fica abaixo do pomo de adão para garantir um visual mais limpo. A linha de corte deve ser reta.
“Os homens que desejam manter a barba, cavanhaque ou bigode devem ter os mesmos cuidados que têm com os cabelos, isso inclui: lavar a barba com xampu (de preferência neutro) e usar condicionador. É importante que a barba seja bem enxaguada para não correr risco de ficar algum resíduo desses produtos”, fala Inácio.
Ele avisa que a barba também deve ser aparada para garantir um visual mais “arrumado”. Para esse procedimento, podem ser usados uma tesoura ou um “trimmer”, que é uma máquina específica para aparar e dar acabamento à barba ou ao bigode. “É bom lembrar-se de conservar esses itens em um local longe da umidade para evitar que eles enferrujem”, diz Inácio.
“Se você possui falhas na barba, o ideal é que apare da seguinte forma: passe o ‘trimmer’ no sentido contrário do crescimento do pelo, onde a barba estiver mais alta e no sentido do crescimento onde estiver com falhas. Assim, a máquina cortará menos onde tem a falha, o que ajuda a nivelar a barba”, conta.
Por fim, ele recomenda que a barba seja aparada uma vez por semana. Mas esse período pode variar para cada pessoa, o ideal é que você identifique qual é a sua necessidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário